terça-feira, 6 de março de 2012

Dia 06 de Março - A Data Magna do Estado de Pernambuco



Dia 06 de março. Para muitos, uma data desconhecida ou, simplesmente, mais um feriado – instituído por lei em 2007. No entanto, ela representa muito mais que isso. Há exatos 192 anos, Pernambuco vivia um marco na sua história: a eclosão da Revolução de 1817, movimento que lutou pela emancipação política do nosso povo.

iderada por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e Frei Caneca, a Revolução de 1817 tinha como ideais maiores a proclamação da República e a criação de uma constituição que estabelecesse a liberdade religiosa e de imprensa, bem como a igualdade de todos perante a lei. O movimento contou com o apoio de religiosos, militares, intelectuais e populares.

Um detalhe interessante é que a bandeira usada pelos revoltosos durante a revolução é a mesma, hoje, do Estado de Pernambuco. Após dois meses de governo provisório no Estado, o movimento foi sufocado pelas tropas do Império Português e seus líderes, condenados à morte.

Desde 2010, a pedido de comerciantes, o dia feriado passou a ser o primeiro domingo de março e o dia 6 é apenas uma data comemorativa.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©BREJÃOPE.COM - Todos os direitos reservados.

Edição Brejão PE | Topo