terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Conselho Municipal Rural se reúne



A reunião aconteceu às 10h de sexta-feira (25), no auditório do Centro de Apoio Comunitário, antigo CRAS, de Brejão com a participação dos representantes de Comunidades Rurais e entidades governamentais e não governamentais, que formam o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Brejão.




                 As comunidades da Baixa do Imbé, Curica do Isaac, Brejinho, Macuca, Vista Alegre, Sambaíba, Baixa de Lama, Mamoeiro, Barreiros, Só Deus É Grande, Repartição do Meio, Santa Rita, Timóteo e da sede mandaram seus representes. Presentes também o Secretário de Agricultura do Município, Jurandir Moraes; os Secretários do Município José Antonio (Obras), e Gilberto Tenório (Planejamento); o Presidente da Câmara, Saulo Maruim; os Vereadores Francisco Moreira, Lucivaldo Tenório (Cabeu) e Carlos Alberto (Calitinho); os Técnicos do PRORURAL Milton Moreira e Maria Filomena; o Técnico do IPA, Jardel Costa; Luana Barros, representante do Conselho de Saúde; e Carla Tenório, representante do FUNDEB.




                A reunião foi dirigida pelo Coordenador e Vice-Coordenador, respectivamente, Carlos Maruim e Dr. Jesuito Bernardo. - a reunião foi convocada, como sendo a primeira do ano, para tratar de uma pauta onde foi discutido um calendário de reuniões para o ano em curso, ainda foi proposta uma agenda de trabalho para o ano, onde devem acontecer algumas oficinas de trabalho pelo PRORURAL, bem como a execução de alguns projetos comunitários, tanto de infraestrutura em abastecimento dágua como produtivos. Foi ainda colocado que o município como faz parte bacia leiteira da região sendo contemplado com o Projeto Territoriais de Rede Produtivas do Governo do Estado, deverá participar de uma reunião no próximo dia 6 de fevereiro, na cidade de Garanhuns, para tal fim.



             E por fim foi tratado a implantação do Programa Garantia Safra, o qual o município aderiu, tendo como parceiro o IPA, onde serão inicialmente inscritos apenas 100 (cem) produtores rurais.

Sobre o Programa

             O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste do país, na área norte do Estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e na área norte do Estado do Espírito Santo ― área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), majoritariamente Semiárida ― que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

              Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da SUDENE façam adesão ao GS.

            Os agricultores que aderirem ao GS nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência com o Semiárido, receberão a indenização prevista pelo Garantia-Safra diretamente do governo federal, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

             O valor do Garantia-Safra e a quantidade de agricultores a serem segurados pelo GS são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©BREJÃOPE.COM - Todos os direitos reservados.

Edição Brejão PE | Topo