BREJÃO: EM TUDO SE PLANTANDO DÁ
Assim como bem disse Dr. Jesuito em seus versos no Hino a Brejão: “Brejão, terra por Deus, abençoada/De pujantes riquezas naturais, Onde tudo se plantando dá”. Está mais de que evidenciado toda esta constatação óbvia, basta uma visita a Fazenda Vista Alegre, há três Km da cidade, pertencente ao IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado, para ali identificarmos uma série de plantas frutíferas tropicais, como: Graviola, Atemóia, Maracujá, Seriguela, Lichia, Pitanga, Sapoti, Jabuticaba, Macadâmia, Abacate, todas em franca produção. Além do café, Sabiá para estaquia, Manga, Jaca, Cajú e outras.
Os experimentos ora trabalhados na Fazenda Vista Alegre demonstram e identificam o município de Brejão como potencialmente viável para a expansão de atividades rurais. A exemplo de que ali já foi testada a produção de cebola semente, a qual era plantada no município de Belém do São Francisco, bem como anos atrás já tivemos experimentos de Batatinha Inglesa, também para semente, que inclusive à época deu o maior índice de produtividade (média por hectare) em todo o Brasil.
O que se planta e produz de forma experimental ali na Fazenda do IPA pode muito bem praticamente em todo município se fazer o mesmo, o que falta mesmo é o apoio das instituições públicas e financeiras. E de certa forma as empresariais serem despertadas para vir conhecer a potencialidade das terras, deste município.
(Prefeito Sandoval e Dr. Eduardo Matos – direita)
Embora para tanto o Senhor Prefeito já deu seu primeiro passo quando hoje, após convite, recebeu a visita do Secretário Adjunto da Secretaria de Recursos Hídricos Dr. Eduardo Matos (Foto), que o levou a conhecer aquela Fazenda, deste encontro espera-se futuro frutos
Postar um comentário