terça-feira, 28 de agosto de 2012
O município foi contemplado com o Programa Unidade Móvel Odontológico, do Ministério da Saúde, o qual receberá uma Van toda equipada, para o atendimento odontológico, no valor de 154 mil reais, conforme programação até 2014, entre outros 46, como Capoeiras, Iati, Jucati, Calçado, Caetés, Bom Conselho, Paranatama, e Garanhuns.
Ao todo Pernambuco vai ganhar 73 unidades odontológicas móveis. A iniciativa vai levar para a população rural e moradores de áreas de difícil acesso o atendimento especializado. Na última sexta-feira (10), a presidente, Dilma Roussef, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram a instalação de mil Unidades Odontológicas Móveis nos municípios que integram o Brasil Sem Miséria até 2014.
Os consultórios móveis serão adaptados em vans que deverão circular nas regiões onde há maior dificuldade para tratamentos de saúde bucal. Os veículos têm capacidade para realizar até 350 atendimentos mensais.
Brasil Sorridente
Lançado em 2004, o Programa Brasil Sorridente – integrante da Política Nacional de Saúde Bucal - implantou, pela primeira vez, políticas e ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros. O aumento da oferta de serviços públicos de saúde bucal e de ações preventivas poupou a extração de 400 mil dentes, por ano, no País. Hoje, o programa está presente em quase 90% das cidades das cinco regiões.
As equipes de saúde bucal, compostas por cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal–realizam, além do tratamento clínico, ações de promoção e prevenção à saúde junto às comunidades. Caso necessitem de tratamento odontológico mais complexo, os pacientes são encaminhados aos CEOs, onde têm acesso a cirurgias ou a tratamentos de canal, por exemplo, ou aos laboratórios regionais de prótese.
Em todo o País, há Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias em 1.304 municípios, 21,7 mil equipes de saúde bucal integradas à rede de atenção básica e 901 Centros de Especialidades Odontológicas. Em 2011, foram realizados mais de 150 milhões de atendimentos odontológicos na rede pública.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário