Brejão terá a 1ª Unidade de Etanol Social do Nordeste
Prefeito Sandoval (centro), Professor Aldo (1º à direita) e Sr. Belmiro (1º à esquerda) |
Como matéria-prima a batata doce, será instalada uma unidade de produção, em escala industrial, a primeira fábrica de etanol social do Nordeste, na área reservada para o Distrito Industrial às margens da BR 424, neste município.
O empresário da empresa Colina Bioflex, Sr. Belmiro, e o assessor e pesquisador Aldo Silva, da Amazonia Eco Biodiesel, da cidade de Tangará da Serra, Mato Grosso do Norte, e da Universidade de Mato Grosso e Tocantins, foram recebidos recentemente pelo Prefeito Sandoval Cadengue e sua equipe, quando este se comprometeu a dar todo o apoio para a sua instalação. Na oportunidade o pesquisador Professor Aldo fez uma explanação de todo o processo de produção.
A empresa ocupará uma área de 50 mil metros quadrados, com previsão de construção ainda este ano, com uma produção inicial de 15000 litros/dia de álcool, e 50 mil em 2014. Empregando na unidade em torno de 30 pessoas, porém para produzir a matéria-prima deverá ocupar 200 famílias na fase inicial.
A empresa a ser instalada além de produzir o etanol, produzirá ração animal a partir dos resíduos, onde para cada litro de etanol produzirá 1 Kg de ração seca, inclusive vale salientar que é o menor custo de produção (0,660) em relação a outros tipos de matéria-prima como cana de açúcar (1,230 aprx) e do milho (0,961 aprx).
Para tanto estará viajando a Mato Grosso, neste domingo (16), uma equipe técnica de pesquisadores da empresa IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco, Dr. Felipe, Dr. Peroba e Dra. Fátima Albuquerque (Gerente Regional), que durante toda essa semana estará se inteirando e conhecendo toda tecnologia de produção e principalmente o sistema de produção da batata doce industrial. Que inclusive já foi instalada uma sementeira na Fazenda Vista Alegre, que produzirá mudas para ser distribuídas pelos produtores interessados.
Postar um comentário